Na noite desta quinta-feira (20 de março) foi realizado o lançamento do OAB/MT Mulher e uma solenidade de homenagens na Câmara Municipal de Sorriso. A Seccional e a subseção foram agraciadas com moções de aplauso com a presença do presidente da Ordem, Maurício Aude; a vice-presidente, Cláudia Aquino de Oliveira; o diretor tesoureiro, Cleverson Pintel; o presidente da OAB/Sorriso, Evandro Santos da Silva; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Leonardo Campos.
Também participaram as conselheiras estaduais Ana Lúcia Steffanello e Tânia Faiad; a presidente da Comissão de Direito da Mulher da Seccional, Juliana Nogueira; a presidente da Comissão de Sociedade de Advogados, Yaná Gomes Cerqueira; o presidente da Comissão de Saúde e Saneamento, Fábio Capilé; o vice-presidente da Comissão do Jovem Advogado, Mário Medeiros Neto; a vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti; o secretário da Comissão de Juizados Especiais, Raphael Naves Dias; além de integrantes das diretorias e comissões.
As honrarias foram entregues em reconhecimento aos 80 anos de existência da OAB de Mato Grosso e aos relevantes serviços prestados pela entidade no Município. O evento integrou a programação da circulação do projeto OAB/MT 80 anos, que desde terça-feira (17) vem realizando diversas atividades como palestras em escolas, debates com advogados e atendimento gratuito à população na principal praça da cidade.
O vereador Luis Fabio Marchioro (PDT), autor das moções, representou o Poder Legislativo sorrisense. "Para a Câmara é uma honra homenagear esta instituição que tem uma história de lutas em defesa de seus profissionais e da democracia, visando sempre o bem da sociedade".
Após as homenagens, a vice-presidente da OAB Mato Grosso e coordenadora da circulação 80 anos, Claudia Aquino de Oliveira, fez o lançamento estadual do projeto OAB Mulher, inspirado nos oito objetivos do milênio instituídos pela Organização da Nações Unidas cujas premissas básicas são o aprimoramento do empoderamento da mulher; a eliminação da violência contra a mulher; o engajamento da mulher nos processos de liderança; e o desenvolvimento de políticas de igualdade de gêneros. Durante todo o dia as advogadas se reuniram para debater temas relacionados à igualdade de gêneros em Sorriso.
Pesquisa recente do IBGE aponta que as mulheres ganham, em média, 27% menos que os homens em qualquer área de atuação. Em fevereiro, a Agência Sebrae de notícias informou que mulheres são a maioria entre novos empreendedores. Segundo o Sebrae, 52% dos empresários com menos de três anos e meio de atividades são do sexo feminino. A força empreendedora feminina é maioria em quatro das cinco regiões brasileiras. Apenas no Nordeste, ainda, as mulheres não ultrapassam os homens.
“A pesquisa revela, também, que o perfil do empreendedor é mais feminino e mais qualificado. As mulheres estão investindo em qualificação, buscando acesso às informações, não permitindo amadorismo. 49% dos negócios em que as mulheres são a maioria têm pelo menos o segundo grau. Os negócios, com mais de três anos e meio, em que os homens são a maioria, o índice de escolaridade é de 41%”, observou a advogada explicando que desde o início da gestão a diretoria vem trabalhando em prol das mulheres e o projeto é uma concretização desse planejamento.
Para finalizar, a presidente da Comissão do Direito da Mulher da OAB/MT, Juliana Nogueira, fez a leitura da Carta de Sorriso OAB Mulher resultante das discussões ocorridas no dia e que aborda questões como combate à violência doméstica e estratégias para melhorar o atendimento às mulheres vitimadas.
Assessoria de Imprensa OAB/MT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0928/0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmt