PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 22ª SUBSEÇÃO DE PRIMAVERA DO LESTE

Abril de 2024 | Ver mais
# 1 2 3 4 5 6
28 29 30 # # # #

Notícia | mais notícias

17/05/2022 14:00 | BALANÇO
Foto da Notícia: Congresso de Reestruturação e Recuperação de Empresas da OAB-MT se consolida como uma das referências nacionais sobre o tema
imgA quarta edição do Congresso de Reestruturação e Recuperação de Empresas da OAB-MT, encerrado na última sexta-feira (13), reuniu mais de 400 participantes em Cuiabá para, capitaneados por grandes nomes da matéria no canário nacional, debater diversos aspectos do direito recuperacional.

Foram dois dias de evento, divididos em 12 painéis temáticos com 27 palestrantes, além da palestra magna ministrada pelo ex-presidente Michel Temer. “A OAB-MT, por meio da sua Comissão, conseguiu colocar Cuiabá no centro das discussões sobre o direito recuperacional e reestruturação empresarial no Brasil. A quarta edição consolidou o congresso como um dos principais do país, sendo reconhecido e confirmado por todos os palestrantes”, avaliou o coordenador do evento e presidente da Comissão de Falência e Recuperação de Empresas da OAB-MT, Breno Miranda. "Agradeço aos colegas da comissão e à toda a diretoria da OAB-MT, da ESA e CAA-MT pelo apoio e aos incríveis palestrantes que confiaram em nosso projeto e contribuíram para os debates”, completou.

img

Reconhecimento - No segundo e último dia do evento, a programação contou com a participação dos ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Marcos Buzzi e Raul Araújo.  Buzzi participou do painel temático “Mediação e Insolvência Empresarial”, mediado por Breno Miranda, e apresentou diversas iniciativas normativas acerca do STJ acerca do tema. Em sua apresentação ele destacou a importância da advocacia para os avanços do sistema de Justiça.

“Ter a OAB e a advocacia do nosso lado é uma grande vitória. Os profissionais da advocacia são a ponta, são eles que criam no dia a dia essa nova e importante cultura de medidas extrajudiciais e resolução de conflitos. Quem traz para a Justiça novas abordagens, crias novas necessidade no âmbito do Direito e fixa os limites dos debates é o profissional da advocacia. Agradeço e parabenizo a OAB pelo seu movimento em prol da conciliação e a OAB-MT pelo grande evento, que nos enche de ogulho”, reforçou o ministro.

imgJá o ministro Raul Araújo foi um dos palestrantes do painel “Recuperação Judicial do Produtor Rural”, presidido pelo secretário-geral da OAB-MT, Fernando Figueiredo.  O ministro agradeceu a oportunidade de falar sobre o tema da produção rural na capital mato-grossense, estado referência do agronegócio e responsável por grande parte dos processos de recuperação judicial que cegam às instâncias superiores. “Fui recebido aqui de forma gentil e acolhedora para debater este tema fundamental para a economia e equilíbrio social de em um estado responsável por 30% da exportação do agro no Brasil. É muito bom e faz muito sentido ver Cuiabá e a OAB-MT na vanguarda deste debate e de forma tão qualificada”, comentou o ministro.

Durante a cerimônia de encerramento do Congresso, a presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, destacou o sentimento de dever cumprido. “Foram dois dias de muito trabalho, estudo e aprendizado. Chegamos ao final felizes e gratos, cumprindo nossa função institucional de realizar ações e eventos que promovam a capacitação da advocacia. Com esse grande evento destacamos a importância do estado de Mato Grosso para a economia, para o agronegócio, mas, acima de tudo, destacamos a importância da advocacia mato-grossense no cenário nacional. Agradeço à nossa comissão que coordenou o Congresso de forma brilhante e a todos que, gentilmente, dividiram conosco conhecimento e suas experiências.  Tenho certeza que saímos todos mais fortalecidos”, concluiu a presidente da OAB-MT.

Mel Mendes