12/05/2022 16:00 | ABERTURA DO EVENTO
Foto da Notícia: IV Congresso de Recuperação e Reestruturação de Empresas da OAB-MT reúne mais de 400 participantes em Cuiabá

img

Teve início nesta manhã (12) o IV Congresso de Recuperação e Reestruturação de Empresas da OAB-MT.  O evento, que conta com mais de 350 participantes de todo o Brasil, está sendo realizado no Gran Odara Hotel, em Cuiabá, nesta quinta e sexta-feira. A diretoria da seccional e diversas autoridades do meio jurídico estiveram presentes na cerimônia de abertura do congresso.

Em sua fala de abertura, o presidente da Comissão Estadual de Falência e

img

Recuperação de Empresas da OAB-MT, Breno Miranda, que coordena o evento, agradeceu ao apoio recebido da gestão da Ordem e parceiros e também pela confiança que os 26 palestrantes depositaram na organização do Congresso.

“Se em sua quarta edição este evento chegou a esse tamanho e importância, é por sempre, desde a primeira edição, prezarmos pela qualidade do time de palestrantes e seriedade nos temas tratados. Além disso, me curvo e agradeço a esta plateia altamente qualificada que temos aqui. É muito bom recebê-los em Cuiabá. Espero que este evento sirva de inspiração para o caminhar profissional de cada um de vocês”, afirmou o advogado.

imgA presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, destacou o trabalho incansável realizado pelas comissões temáticas da Seccional e pela Escola Superior de Advocacia (ESA-MT), apoiadora do evento. “Este congresso, que já faz parte do calendário nacional de eventos jurídicos, nos enche de orgulho. Está, sem dúvidas, alinhado a uma das principais finalidades do Sistema OAB, que é promover ações de qualificação permanente da advocacia e fomentar debates de alto nível entre a advocacia”, completou a presidente.

O Desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Marcos Machado, representou a gestão do Tribunal e falou sobre a importância de estreitar cada vez mais as relações com a OAB, parceria que, segundo ele, gera melhorias para todos.

img

“A OAB-MT vem alcançando uma grandeza no cenário nacional que abrilhanta e fortalece todo o sistema de Justiça com as suas contribuições.  Aqui no estado estamos colhendo bons resultados com a regionalização da vara de Recuperação Judicial e Falência, por exemplo, que foi uma pauta trazida pela OAB. Esse é o caminho, pois é a advocacia quem atesta o bom funcionamento do Sistema, é quem está na ponta”, destacou o desembargador.

Representando a diretoria da OAB Nacional, o conselheiro federal por Mato Grosso e diretor-tesoureiro do Conselho Federal da OAB, Leonardo Campos, falou sobre as recentes vitórias da advocacia no âmbito nacional e os avanços testemunhados desde a primeira edição do Congresso, realizado durante sua gestão à frente da Seccional.

img

“Lembro-me que na primeira edição, discutíamos aqui neste evento o mercado de trabalho para a advocacia nesta área. Hoje, temos um campo de estudo consolidado, profissionais renomados e avançamos em diversas frentes pelo fortalecimento da advocacia. Ontem, por exemplo, tivemos aprovado no Congresso Nacional alterações no Estatuto da OAB que visam reforçar a indispensabilidade do profissional a advocacia, as nossas prerrogativas e a defesa dos honorários. Em nome do nosso presidente nacional, Beto Simonetti, quero ressaltar o trabalho da OAB Mato Grosso e o papel de destaque que hoje ocupa no cenário nacional. Sigamos avançando e evoluindo nos debates, nas pautas, nos estudos e nas conquistas”, concluiu Leonardo Campos.

O Congresso - O evento conta com 12 painéis temáticos, conduzidos por mais de 26 grandes nomes da advocacia, entre ministros, juízes, promotor, professores e advogados renomados para informar e esclarecer as principais pautas acerca da recuperação de empresas. Na sexta, 13 de maio, o ponto alto da programação são as palestras presenciais dos ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Raul Araújo e Marco Buzzi.

É uma realização da Comissão de Falência e Recuperação de Empresas da OAB-MT, com patrocínio da Mestre Medeiros Advogados Associados, Fource, Garon e Gehlen Sociedade de Advogados, Frange Advogados, Positivo Leilões, Oliveira Castro Associados, RJV, Ronimarcio Naves Administração Judicial, AJ1 Administração Judicial, Alex Matos Advogados, Ernesto Borges Advogados, EXL Administração judicial, Zapaz Administração Judicial; e apoio de Glaucia Brasil Advocacia, JO Lawyers, Valorize Administração Judicial e Trust Administração Judicial.

Devido a problemas técnicos, a palestra magna do ex-presidente Michel Temer, que abriria o evento, foi transferida para as 16h de hoje (12).

Veja a programação completa do evento CLICANDO AQUI

Mel Mendes