PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 22ª SUBSEÇÃO DE PRIMAVERA DO LESTE

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Março de 2024 | Ver mais
D S T Q Q S S
# # # # # 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 # # # # # #

Notícia | mais notícias

TJMT atende OAB-MT e garante sustentação oral em Recurso em Sentido Estrito

02/12/2021 14:30 | CONQUISTA
Foto da Notícia: TJMT atende OAB-MT e garante sustentação oral em Recurso em Sentido Estrito

imgAtendendo à solicitação da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) alterou o artigo 93 de seu regimento interno para incluir a possibilidade da sustentação oral nos julgamentos dos Recursos em Sentido Estrito e Agravo em Execução Penal.


O pleito da OAB-MT foi protocolado em maio deste ano, por iniciativa do Conselheiro Federal Ulisses Rabaneda, e tem como base o parágrafo único do artigo 610 do Código de Processo Penal, que prevê a cessão da palavra aos profissionais da advocacia nestas sessões. Clique aqui e acesse o requerimento da OAB-MT.


Segundo Rabaneda, como a norma não era explicitamente regulamentada no regimento interno do TJMT, não havia padronização em sua aplicação. “Essa alteração regimental acaba com uma série de dúvidas a respeito do direito do advogado e da advogada sustentar oralmente no recurso em sentido estrito e no agravo em execução. Ocorreram situações onde o Presidente da sessão negou esse direito, o que levou a OAB a intervir. É uma importante vitória”, explicou o conselheiro.


O presidente da OAB-MT, Leonardo Campos, também comemorou mais esta vitória em defesa das prerrogativas da advocacia. “É uma importante conquista para a advocacia, em especial para a advocacia criminal. A regulamentação dessa garantia representa o fortalecimento da ampla defesa, do contraditório e também a valorização do profissional da advocacia na defesa do seu constituinte”, afirmou.


A emenda regimental foi aprovada por unanimidade pelo pleno do TJMT e a decisão publicada no Diário de Justiça de Mato Grosso desta quinta-feira (02).
 

--


Mel Mendes

imprensaoabmt@gmail.com

(65) 99610-6413
www.twitter.com.br/oabmt

www.facebook.com.br/oabmatogrosso

Instagram @oabmatogrosso


 


Facebook Facebook Messenger Google+ LinkedIn Telegram Twitter WhatsApp

WhatsApp